Relatório sobre TIC na Educação - Como estamos em Portugal e na Europa?
Comissão Europeia publicou um relatório resultado de informação recolhida e comparada em 31 paises Europeus, sobre acesso, uso, competências e atitudes dos estudantes e professores relativamente às TIC nas escolas. A utilização das TIC nas escolas europeias está a aumentar mas ainda existem alguns obstáculos.
Os professores consideram, em primeiro lugar, que o equipamento tecnológico é insuficiente e que esse é o maior obstáculo para a utilização das TIC em muitos países.
Em segundo lugar, apesar da maioria dos professores utilizar as TIC na preparação das suas aulas, a utilização das TICem sala de aula para a aprendizagem é pouco frequente.
Em terceiro lugar, é preciso não esquecer que os alunos e professores são quem faz a maior utilização das TIC e de actividades de aprendizagem através das TIC, quando as escolas tem a capacidade de combinar políticas de integração das TIC e isso acontece ainda de forma ineficiente, a maioria das escolas não tem uma política tão abrangente.
Concluindo os professores, de uma forma geral, acreditam que existe uma necessidade de mudança radical, que deverá acontecer para que as TIC possam ser plenamente exploradas no ensino e na aprendizagem.
Como é que o uso das tecnologias facilita a aprendizagem na escola....